Foi em “grande” que terminou o circuito de skate LAKAI com a quarta e última etapa em Oeiras no skatepark do Centro de Juventude de Oeiras. Mais uma vez o tempo parecia um pouco instável e bastante cinzento da parte da manhã mas as nuvens foram se dissipando durante o dia e isso fez com que muitos skaters e público enchessem o skatepark fazendo esta última etapa um grande sucesso.

Como foi previsto por nós neste artigo, a competição prometia grande disputa em quase todos as categorias. Uma vez que na categoria OPEN Feminino já se conhecia desde a etapa anterior, mas nas restantes categorias estava tudo em aberto e a disputa seria renhida, uma vez que os líderes não estavam com grandes distanciamentos em pontos para os restantes no ranking e um desempenho menos bom nesta etapa era suficiente para deitar o título do circuito “por terra”.

Rente às 13 horas começava oficialmente a competição com as eliminatórias da categoria Open, e com uma grande surpresa que foi a presença do Hélder Lima mas conhecido como “ED” nesta última etapa. Este skater tem estado a viver fora de Portugal à já algum tempo, e decidiu reencontrar amigos e tentar a sua sorte nesta última etapa, uma vez que o prize money de 3000 euros atribuído neste escalão é um excelente motivo. Mas infelizmente o “ED” que ainda não estava lá muito bem “acordado”, não foi capaz de se encontrar com o skatepark e não consegui seguir para as finais.
Após encontrados os 12 finalistas do escalão OPEN, chegava então a altura de dar inicio às finais que começou obviamente pelos mais novos e à primeira disputa do dia, na luta pelo titulo do circuito. Com alguns locais a mostrarem o que valem a luta neste escalão a classificação geral teve algumas surpresas. A maior delas foi o Tomás “Pintainho” não ter chegado aos 3 primeiros lugares, mas mesmo assim não deixou os seus créditos em mãos alheias. Mas o conhecimento local do skatepark veio a levar ao pódio em terceiro lugar Gonçalo Martins, em segundo o Zeca Graça e na primeira posição o Alex Sweeney que além de vencer a etapa sagra-se também o vencedor deste ano do circuito. Parabéns ao Alex pelo excelente resultado e evolução!

Nos sub 16 e para não ser diferente da categoria sub 14, era altura de mais um duelo basicamente igual ao anterior. Nesta categoria já se veem alguns skaters a andar com um nível técnico bastante alto e percorrendo todos os obstáculos do skatepark. Na final vimos duas estratégias bastantes distintas por parte dos candidatos à vitória, tanto da etapa como pelo título do circuito. Se por um lado o vencedor Miguel Luz optou por por fazer runs “seguras” para pontuar, por outro lado o Tiago Pinto optou por mostrar o seu skate mais evoluído e mais técnico, mas isso por vezes tem consequências uma vez que não aterrou algumas das manobras e dessa maneira entregou a vitória ficando-se assim pelo segundo lugar, mas sem dúvida que o Tiago é o skater a destacar neste escalão e certamente que o vamos ver no “OPEN” no próximo ano a fazer das suas. Voltando aos lugares do pódio falta nos referir que na terceira posição ficou o Daniel Fernandes. O Ranking neste escalão ficou liderado pelo Miguel Luz que se sagrou também vencedor do circuito.

Estava na altura de o skatepark pertencer às meninas que felizmente nesta etapa apareceram em maior número e que além disso proporcionaram bons momentos aos presentes com melhores manobras e algumas quedas pelo meio. Neste escalão já não existe disputa pelo título do circuito mas mesmo assim a líder fez questão de mostrar porque é a vencedora e mais uma vez reclamou para si a vitória, mas a vida desta vez não foi tão simples uma vez que tanto a Ana Lúcia Seixo continua a demonstrar uma grande atitude e a conseguir um segundo lugar que com mais manobras aterradas não sabemos se não estaria na luta pela primeira posição. Mas no pódio ficava também a Laís Reis que também skatou muito bem e sempre prego a fundo e dessa maneira conseguiu a terceira posição.

E estava na hora de regressar ao “prato principal” do circuito LAKAI com a final do escalão OPEN. O sol que entretanto apareceu, já descia quando se iniciou a final com os 12 melhores das eliminatórias e onde vimos muitos skaters a andar muito bem, como o caso do Gonçalo Vilardebó ou do André Pereira que fizeram runs muito boas, além destes dois sem dúvida que mais uma vez o Bruno Senra mostra que seja que continua com as “pilhas carregadas”, e o Pedro Chalabardo que venceu a etapa anterior tem vontade de conquistar mais e aqui em Oeiras demonstrou novamente essa intensão. Mas quem demonstrou mais uma vez que mereceu ganhar e assim capitalizou essa vontade foi o Ruben Rodrigues que além da primeira posição leva também consigo a posição mais alta no ranking LAKAI este ano no pódio desta etapa ficou no segundo lugar o Pedro Chalabardo e em terceiro o Tiago Lopes.

E assim terminou em grande festa o circuito LAKAI. Temos de dar os parabéns à organização e à LAKAI, restantes patrocinadores e organizações envolvidas por um excelente trabalho e por darem um grande estímulo à competição nacional. Esperemos ver este circuito para o ano que vem de volta maior e ainda melhor.

Não se esqueçam de passar pelo nosso facebook, pois muito em breve vamos colocar uma galeria com mais fotos desta quarta etapa.

Comentários

Os comentários estão fechados.