Não podemos dizer que o dia de ontem parecia um dia de verão, porque em Março tal coisa não acontece, mas podemos te garantir que foi um belo dia de primavera mesmo sem ela ainda ter chegado!
O inverno “hardcore” que temos vindo a atravessar parece que finalmente está a chegar ao final.
O Levi’s Skateboarding Collection by Ericeira Surf & Skate decorreu ontem no Parque das Gerações em S. João do Estoril, e esta foi a primeira competição a testar as potencialidades desta estrutura que sem dúvida é a melhor que temos em Portugal e certamente que também está entre umas das melhores na Europa.
Depois de uma primeira tentativa de realizar este evento, que foi adiada devido ao mau tempo, ontem foi o dia escolhido para realizar este campeonato em formato de “Best Trick”, com condições épicas, graças a um grande dia de primavera, que atraiu muita audiência até ao Parque das Gerações.

Este evento foi realizado no formato de best trick, em 3 sectores da praça nascente do Parque das gerações, e para cada um destes sectores havia um prize money para os 3 melhores skaters, de um prémio total de 2000 euros.

O relógio ainda não chegava a marcar 9 horas da manhã e alguns skaters já aqueciam para a pré eliminatória. Para a pré-eliminatória havia 30 vagas e contávamos ver bem mais dos habituais nomes que não constaram da lista de skaters convidados, comparecer nesta pré eliminatória. A adesão não foi assim significativa e chegado o final da pré-eliminatória o vencedor foi o Gustavo Ribeiro, juntando-se aos restantes skaters que iam competir da parte da tarde.
Mas a lista de skaters convidados, foi forçada e sofrer alterações de última hora, uma vez que o Luís Coutinho não pode estar presente, e a Aníbal Martins embora presente mas também não participou devido a lesão. Apenas um dos lugares vagos á última da hora foi ocupado e o skater eleito foi o local Laurence Aragão.

Com a chegada das 14 horas e o sol a proporcionar um grande dia, começava também o período de aquecimento, para o arranque da competição no primeiro dos sectores do parque. Neste primeiro sector os skaters tinham que dar uma linha de skate com um mínimo de duas manobras começando nos curbs seguindo em direcção do mini double set com os corrimãos e também o quarter pipe final. Os skaters foram divididos em 4 grupos. Infelizmente logo no primeiro dos sectores desta competição , vimos Renato Aires se lesionar e prematuramente ser afastado da competição. Garantidamente este skater era um dos nomes que certamente ia proporcionar espectáculo mas o Renato aleijou-se num calcanhar á saída dos curbs e infelizmente abandonava a competição logo no inicio.
Linhas bastante elaboradas neste primeiro sector, deram um bom “show” de skate a quem já marcava presença no parque, e o Jorge Simões com a precisão de um relógio Suíço não deu chances a ninguém dando umas quantas “flawless lines” garantido a primeira posição no primeiro dos 3 sectores deixando atrás de si o Ruben Rodrigues e o Bruno Senra.

Com cada vez mais publico a chegar ao Parque das Gerações, a competição mudava de sector. O kicker over the rail era o novo obstáculo e aqui os skaters foram divididos em dois grupos. Neste Segundo sector o coeficiente de dificuldade e risco aumentava o que também garantia manobras mais espectaculares para quem assistia. Quem esteve “onfire” neste segundo sector foi o Pedro Roseiro que deu várias manobras como um fs flip por cima do rail para o bank, fs blunt shuvit out, 360 flip e um flip que voou uns bons metros para lá da linha do rail. Com este festival de manobras o indiscutível vencedor foi o Roseiro seguindo-se o Ruben Gamito e o João Allen.

O sol já tinha iniciado a descida em direcção ao horizonte quando a competição transitou para a última zona. O publico formou uma arena humana em redor do Hubba grande com corrimão central, e mais uma vez os skaters voltaram à competição, desta vez todos reunidos num só grupo.
Após algumas tentativas de todos os que se decidiram atirar a este sector, as primeiras manobras começavam a ser aterradas para delicia dos presentes. Havia um nome para quem as estatísticas estavam a favor neste ultimo sector e foi o que se acabou por verificar, ou não fosse o Duarte Pombo um quase residente a tempo inteiro daquele skatepark, arrecadando no seu bolso 400 euros do primeiro prémio, e deixando nas posições seguintes o Tiago Lopes e o Raphael Castilho.

Podemos mesmo dizer que foi um dia épico no Parque das Gerações, nesta que esperamos que seja a primeira de várias edições do Levi’s Skateboarding Collection by Ericeira Surf & Skate.
Mas o dia ainda iria ser mais épico ainda para o Laurence Aragão, que acabou de recuperar de um período de lesões e que a poucas horas do arranque do best trick foi chamado para um dos lugares vagos, e no final acabou por ser eleito como o skater do dia deste best trick.

Foi com o Levi’s Skateboarding Collection by Ericeira Surf & Skate, que o Parque das Gerações recebeu o primeiro grande teste de uma competição. Com uma excelente estrutura onde nada foi deixado ao acaso, e onde os detalhes fazem toda a diferença tais como a presença da surfisio a garantir o bem-estar dos participantes.

Um magnífico dia de skate e só podemos pedir que venham mais!

Comentários

Os comentários estão fechados.