É oficial o skate chegou aos Jogos Olímpicos

publicado há 1 ano por 0

skate-oficial-jogos-olimpicos-desporto-modalidade

Foi hoje aprovado e ao que parece que por uma maioria que os Jogos Olímpicos passam a partir de hoje a contar com o skate como uma das novas modalidades “desportivas”.

O skate entrará já nas próximas olímpiadas de 2020 no Japão, e conta com street e vert como disciplinas em competição. Vão ser cerca de 80 “atletas” masculinos e outros tantos femininos.

Com os desportos de acção a cada vez mais tomarem protagonismo e a roubarem protagonistas aos desportos tradicionais, estava mais que evidente que este dia mais cedo o mais tarde iria chegar. Mas a verdade é que sempre foi uma questão muito polémica entre a comunidade, e que certamente não é bem vista entre o “core”, as raízes estilo de vida e a contra-cultra que o skate representa parece não enquadrar dentro do estereotipo do que será o skate enquanto modalidade olímpica, mas a verdade é que será esperado um crescimento de praticantes por todo o planeta, agora vamos ver é qual será o impacto onde a maioria da indústria ainda tenta viver do lema “de skaters para skaters”.

Impacto certamente irá haver, mas vamos ver se realmente este avanço do skate para ser tratado como um desporto, irá ter também um impacto positivo para o meio como é até então e um melhoramento tanto para a indústria como para os skaters?

Não nos podemos afirmar nem a favor nem contra, mas a verdade é que vemos com muito ceticismo este avanço, numa altura em que as grandes corporações avançam pelo skate, e fizeram já alguns estragos sobretudo na indústria colocando “fora de jogo” algumas marcas core sobretudo as de calçado, muitas delas marcas criadas por skaters e com a sua visão de desenvolver cada vez mais o skate e onde o lucro não é a prioridade.

Agora sejamos realistas o que vimos até aqui é apenas o começo, e se o skate cresce exponencialmente será que iremos ver novos “palyers” a marcar presença no nosso meio e a criar ainda mais estragos? A verdade é que não temos respostas concretas para o futuro do que será o skate, mas algo será garantido é que vai haver ainda mais variedade a todos os níveis.

Vamos realmente esperar por um crescimento saudável do skate da sua comunidade e a indústria também. Que haja mais e melhores oportunidades para todos, e que realmente as Olimpíadas tragam coisas boas para o skate e que sobretudo a célebre frase continue a fazer todo o sentido… “core will always be core”.

Comentários