Alguns dos skaters do team internacional da DC SHOES estiveram em Lisboa, para duas semanas de skate nas ruas da cidade, a reunir manobras para o próximo vídeo.

O quase fim da viagem, culminou, com uma demo no Skatepark do Monsanto, onde aproveitámos para colocar algumas questões aos skaters internacionais do team, sobre os mais diversos temas.

Josef Scott Jatta fs ollie sw 5.0 @mikeheikkila

Josef, olá como estás, tudo bem!?

Olá sim estou mesmo muito bem porque estou aqui!(risos)

Josef, desculpa a pregunta, mas tu não correspondes nada ao padrão de um nativo da Suécia, as tuas raízes são de onde?

Nada mesmo!(risos) Sou da Gâmbia, os meus atepassados são da Gâmbia e fui muito pequeno com a minha família para a Suécia.

josef scott jatta bs indy @matrenophoto

E fala mais um pouco sobre ti, o que nos podes dizer?

Bem… o que é que eu vos posso contar, acho que sou bué feliz, adoro skatar rápido, tenho 27 anos, ando desde os 11 ou 12 anos e gosto de passar bons momentos com amigos.

Esta já é a segunda viagem que fazes a Portugal, já cá tinhas vindo no INITIALS TOUR da DC, provavelmente voltaste a alguns dos spots que já conhecias da viagem passada, tinhas “assuntos por resolver” nalguns desses lugares?

Claro que sim, a muitos dos spots que tinha estado antes, eu queria lá voltar para mais umas manobras!(risos)

E o que é que achas dos teus companheiros Portugueses da DC?(esta conversa foi feita com o Thaynan ao lado).

“Thaynan sucks”, e os restantes são bué fixes(risos), gosto muito dos 3, e adoro as pessoas aqui, é bom estar em Lisboa.

Já que gostas tanto de Portugal, qual é a nossa comida favorita?

O peixe seja ele qual fôr, adoro o peixe aqui. O Thaynan também me mostrou um lugar Vegan excelente aqui, eu adoro carne, mas gosto de variar e experimentar de tudo.

jaakko ojnanen @matrenophoto

Olá Jakko antes de mais, explica lá à malta um pouco mais sobre ti.

Sou o Jaakko Ojanen tenho 24 anos, venho da Finlândia.

Jaakkko, nós achamos que a tua skatada é diferente da maioria, concordas, como que defines como skater?

Sim me posso considerar diferente dos outros, sou skater tado como todos os outros, apenas ando da forma como eu me sinto, as vezes apetece me ter umas ideias parvas que até resultam… é a minha forma de skater, só isso.

aakko ojanen wallie bs @mikeheikkila

Existe alguma razão em especial, por te tornares assim tão alternativo?

Não sei ao certo, mas depois de ter várias lesões muito graves nas minhas costas, tive de arranjar uma maneira diferente de skatar sem sem saltar de sítios altos ou atirar me a spots grandes, por essa razão tive de me adaptar mais para aquilo que sou agora.

O teu instagram está sempre cheio de manobras maradas, tens tido muita visibilidade lá, é importante para ti estares sempre a limentar o teu feed com cenas novas?

Eu acho que não coloco lá muita coisa, acho que sou bastante igual aos outros skaters no que diz respeito a colocar cenas no insta. Vou filmando cenas que gosto, nem todas coloco online, apenas algumas, as que gosto mais claro. Apenas mostro aquilo que é menos sério em spots engraçados.

@mikeheikkila

Hoje em dia há skaters, que estão super conhecidos por causa das redes sociais, achas que elas podem mudar a tua vida, e passares de um skater desconhecido para as atenções da comunidade um pouco por todo o mundo?

Sim, claro que sim, hoje em dia conheces altas cenas de skaters, que não fazias a minima ideia. As coisas mudaram, hoje em dia se te queres mostrar, podes faze-lo online, se o pessoal gostar, vais começar a ter seguidores e quantos mais mais longe podes chegar, mas eu não acho que tudo gira em torno do Instagram, e não concordo que tudo tenha de ir lá parar.

Olá Alex, antes de mais apresenta te.

Olá sou o Alexis Ramirez, venho de San Diego, ando de skate à 11 anos e estou a cerca de 5 anos na DC SHOES.

alexis ramirez flip bs overcrooked @matrenophoto

Esta é a tua primvez por cá?

Sim esta é a minha primeira viagem a Portugal.

E o que é que estás a achar?

Eu estou a adorar estar cá, e tudo novidade, e é a primeira vez que estou em alguns spots do género dos que vocês tem cá. Estou com alta pica, só os tinha visto em vídeos, e ao vivo são brutais.

E quais são as grandes diferenças que encontras entre a Califórnia ou os “states” em geral e aqui a Europa?

Bem para mim que venho de San Diego que até é uma zona calma, aqui tudo é mais condensado, isto é, na América é tudo grande e vasto, aqui as coisas são mais concentradas, a escala de tudo aqui parece menor, a arquitectura é diferente e sente-se que aqui há muita história.

tiago lopes flip fs blunt @matrenophoto

Achas que Barcelona ainda continua a ser o “the ultimate skate destination” na Europa para os skaters?

Sim, sem dúvida. É o destino no mundo para se ir. Está sempre repleta de skaters, às vezes até parece que estás na tua terra, porque estás sempre a encontrar amigos. Às vezes, tens amigos que já não vês à algum tenpo, e vens encontrá-los aqui.

E além de Barcy, mais algum lugar?

Hummm, talvez a Austrália. Tens visto vídeos de lá!? Aquilo tem altos spots!!!(risos)

Hoje em dia, para aquele pessoal que não é muito conhecido e sonha fazer uma carreira do skate, perguntamos te isso, porque vens da Califórnia o lugar onde tudo acontece e onde há mais oportunidades, achas que ainda é assim?

Eu acho que pode ajudar, mas cada vez mais tens é de estar nas ruas, fazer a tua cena, filmar e fotografar o mais que conseguires, acima de tudo fazer a coisa da maneira que todos sabemos que é a mais certa. Eu acredito que se seguires os passos certos, as coisas vão ter mais chances de resultar e de seres encontrado.

charles dechamps no comply bluntslide @matrenophoto

Charles Dechamps(dito com pronuncia francesa) é assim que se diz correctamente o teu nome certo? Podes dizer algo mais sobre ti?

Sou o Charles Dechamps, sou de Montréal Canadá, já cá estou à 2 semanas e foi com muita sorte que cheguei a tempo para esta demo(risos).

Charles, deste grupo, para nós és o que não conhecemos tão bem, mas és o que provavelmente conhece melhor Portugal certo? Esta é a tua terceira visita a Portugal?

Sim esta é a terceira vez que venho cá.

Nós reparámos que quando lançaste a tua part da DC, com o teu “signature shoe”, havia muita footage dos nossos spots, e uma vez que já cá vieste algumas vezes, tens sempre algo melhor reservado para esses spots?

Eu não digo melhor mas sim diferente. Vocês têm spots aqui, que só os poderias encontrar aqui. Espanha é também brutal para andar de skate, e é já aqui ao lado, mas é diferente. Lisboa é única, e já cá tenho bons amigos, adoro regressar e reencontrar o Pedro(Roskof), que nos ajuda a encontrar bons spots, boas pessoas e excelente comida, por isso é sempre bom estar de volta.

E o que é que achas que tão bem caracteriza os nossos spots e que gostas tanto de voltar?

Aqui há spots que são quase perfeitos, há muitos e bons banks, também bons spots em mármore, no Canadá da zona onde eu sou, é tudo muito “rugoso” e eu mau estado, além de que agora lá está muito mau tempo, e não consegues quase estar na rua.

Sendo assim aproveitas o inverno para estar longe de casa, e viajares até lugares como Lisboa?

Sim! Eu tento pelo menos estar longe do Canadá, pelo menos um mês durante o inverno, que normalmente começa muito cêdo e acaba muito tarde.

Tu é da costa este da América no Norte, e neste momento há um grande “Hype”, nesse lado, sobretudo em Nova York. “Aquele monopólio” da Califórnia, e de que todos os spotlights estão virados para lá, está a deixar de ser assim, concordas com o que estamos a dizer?

Sim eu concordo contigo. Neste momento existe tanto conteúdo na internet sobre skate, e as pessoas identificam se mais hoje em dia no skate com o estilo e a individualidade de cada um, do que a cena NBD (never been done) e muito séria. Mas a verdade é que já não há assim tanta coisa NBD, e o skate está novamenmte a voltar às origens, há tanta gente boa a andar de skate, que não importa se és o melhor, mas sim porque gostas tanto de andar de skate.

Eu acho que na costa este, os skaters estão mais na onda de desfrutar mais do viver para andar de skate, e não ser o melhor a andar nem a skatar aquele rail de 30 degraus entendes?

A Califórnia já não é mais o principal lugar onde estão todas as oportunidades?

Eu estou convencido que não. Hoje em dia o Instagram domina o online, e há tanto conteúdo bom de tantos lados. Dá visibilidade a qualquer um para ser visto, não tens sequer de ser profissional para teres visibilidade. A visibilidade que o onlone te dá serve para aquilo que tu quiseres.

Como eu já disse, estamos numa nova era, estamos de volta às origens, e é novamente “skate for fun”, onde um back tail pode não ser a manobra mais difícil de fazer, mas a mais divertida.

Sabemos que além de skatar, também estás envolvido de projectar e construir skateparks. Queres falar disso?

Sim, Em Montreal estou envolvido na construção e desenvolvimento do skatepark local, a arquitectura é algo que me completa, e prefiro estar envolvido com as coisas que mais gosto.

E procuras elaborar projectos mais alternativos, ou mais para o convencional?

Em Montreal existem rígidas e muito específicas normas para a construção, logo para construir parques diferentes não é fácil, portanto primeiro temos de mostrar como se criam convencionais mas bons projectos de skateparks, para depois então irmos para projectos mais alternativos. Estamos com algum atraso do resto do Canadá e dos Estados Unidos nesse aspecto, mas sabemos que um dia vamos lá chegar.

E o que achas deste skatepark?

É muito fixe! Pode ser estranho o que vou dizer, mas não é nem pequeno nem grande demais para ser um projecto dispendioso, mas a verdade é que tem de tudo e é super acessível a todos. Além disso como presenciaste, viste o pessoal a “partir tudo” hoje na demo. É um lugar muito acolhedor e onde tenho a certeza que o pessoal se diverte mesmo muito! Fizeram aqui um excelente trabalho.

Comentários

Os comentários estão fechados.