Não poderia ter começado da melhor maneira o Circuito de skate LAKAI 2013. A primeira etapa aconteceu ontem no skatepark das Caldas da Rainha. As condições estiveram perfeitas, bom tempo muito bom ambiente, um fantástico prize money, bastante publico e skaters de várias partes do país apareceram para um dia em cheio. O staff da ONSK8 chegou ainda cedo, e no park já quase toda a gente se preparava para a competição. Cada etapa deste circuito está dividida em 3 categorias, sub 14, sub 16, e open e ainda existe a categoria de open feminino. Os skaters competem entre si, em runs individuais. Ontem, e como já é habitual a competição começou com os mais novos.
Passavam poucos minutos das 14 horas quando o Ruben Nogueira o speaker de serviço, deu inicio á competição para os skaters da categoria sub 14. “Os homens não se medem aos palmos”, e foi isso mesmo que presenciamos nos sub 14. Não podemos deixar de referir que de competição para competição, notamos uma boa evolução de alguns dos skaters desta categoria, e mais uma vez destacamos o Tomás Pinto “Pintainho”, que com uma run muito variada percorreu basicamente todos os “cantos” da quadra, e mais uma vez o pequeno Tomás mostrou que o tamanho dos obstáculos não o intimidam e mais uma vez este pequeno deu espetáculo. Mas quem viria a levar a melhor nesta categoria foi o Alex Sweeney, este skater já tem conquistado em várias competições os primeiros lugares da sua categoria e aqui não foi excepção e foi o vencedor dos sub 14, deixando atrás de si o Tomás Pinto e o Renato Moreira.
Com o avançar do dia alternavam-se os escalões de competição, e como é evidente uma melhoria de nível dentro da quadra. O público local não se pode queixar uma vez que esteve bem representado pelas manobras do local Igor Nobre. Este skater segue as pisadas do irmão mais velho e deixou o seu público feliz com a conquista do primeiro lugar. De referir que tradições são para se cumprir, e os locais fizeram questão de manter as tradições vivas. O Igor vitima da praxe lá foi levado pelos seus amigos, em ombros ao contentor. Atrás do Igor nas classificações ficou o Miguel Luz e o Tiago Pinto a fechar o lote dos 3 primeiros.
Seguindo para a categoria open, começamos pelas “meninas”. Com apenas duas participantes em prova e sem grandes surpresas, vimos mais uma vez subir ao pódio a skater de Carnaxide Marta Nery e ficando no segundo lugar, também de Carnaxide a Sofia Nery.
E como o melhor fica sempre para o final, a encerrar o dia de competição, deu-se então lugar á competição da categoria open, onde vimos a maior parte dos skaters nacionais reunidos na disputa pelo prize money de 3000€. Durante as runs de qualificação, vimos com alguma pena, cair alguns dos nomes favoritos aos primeiros lugares, tais como o Thaynan Costa ou o Ruben Gamito, que não conseguindo encontrar um bom ritmo nas suas runs não seguiram na lista dos 12 finalistas.
Nesta categoria é sempre garantido um bom espetáculo de skate para todos os presentes, e na final além de grandes manobras viram se também runs muito fluídas por parte dos presentes. Até serem revelados os nomes dos vencedores, houve um best trick e muito suspense no ar, sobre quem seria o vencedor da primeira etapa. As dúvidas foram se dissipando, com a revelação das classificações da final em ordem inversa. O último nome a ser revelado foi o do Tiago Lopes, que com runs muito técnicas levou a melhor sobre os 11 restantes finalistas e levando consigo um prize money de 700 euros. Atrás do Tiago e como tem sido habitual nas últimas competições com os primeiros classificados, ficaram o Bruno Senra e o Jorge Simões. De referir que nesta categoria houve prémios em dinheiro até ao 12º classificado.
E com um saldo muito positivo, foi assim que decorreu a primeira etapa do Circuito de Skate LAKAI 2013. Ainda não se conhece informações concretas sobre as próximas etapas mas tudo aponta para a próxima acontecer no próximo mês de Julho.
Comentários