O circuito DC Skate Challenge terminou e este fim de semana com a quarta etapa que decorreu no concelho de Cascais.
O palco desta última etapa foi o Parque das Gerações, e durante dois dias esta estrutura “vestiu-se” de gala para receber a última e decisiva etapa deste circuito onde se veio a encontrar também os vencedores deste circuito.
O dia de sábado começou de uma forma um tanto ou quanto atribulada com as condições meteorológicas a pregar uma partida à organização, uma vez que o denso nevoeiro vindo do mar manteve o chão molhado durante quase toda a manhã. Mas as previsões estavam correctas e um pouco depois da hora de almoço, o nevoeiro “levantou” e finalmente o chão do skatepark começou a secar, sendo então possível dar o arranque da competição com uma numerosa categoria de iniciantes dentro da quadra.
Como o dia a avançar e o sol a dar os primeiros sinais de vida o Parque das Gerações foi cada vez ficando mais composto com muito público para assistir ao dia das eliminatórias. As boas condições deste espaço sobretudo devido ao seu projecto, revelou-se um excelente espaço com condições naturais para receber o público e foi isso mesmo que se verificou, com muita gente a comparecer logo no primeiro dia de prova.
Mas falando de competição e indo logo directo ao assunto. Esta quarta e última etapa era também o fim de semana de todas as decisões no que diz respeito à atribuição dos títulos de campeão do DC Skate Challenge. Profissionais, amadores e iniciados, em todas as categorias havia fortes candidatos ao título, todos eles presentes nesta última etapa para disputar o cobiçado título.
Pouco passava das 13 horas da tarde de ontem, quando se deu inicio às finais dos iniciados com os principais candidatos ao título ainda em prova após as eliminatórias do dia anterior, onde compareceram 72 skaters, mostrando assim que nas camadas mais jovens cada vez temos mais “rapaziada” a andar de skate.
Esta categoria competiu no formato de duas runs de um minuto. No final das duas runs bastante disputadas, o vencedor da 4ª etapa foi o Alex Sweeney, mas a vitória não foi suficiente para este skater se sagrar campeão, uma vez que o segundo classificado Guilherme Lima foi mais regular nas etapas em que esteve presente, somando 3 subidas ao segundo lugar do pódio e desta forma sagrando-se o campeão do circuito em iniciados. À última posição do pódio subiu o pequeno Tomás Pinto que certamente para o próximo ano continuará a dar grande espectáculo e evolução lutando assim pelo título.
Nos amadores mais uma situação de tudo em aberto pela vitória do circuito e aqui também os principais candidatos a chegar às finais de domingo. Na run de um minuto e meio que cada skater tinha para dar o seu melhor vimos logo grandes desempenhos de alguns com runs quase sem falhas. Após um minuto e meio de run, a competição seguia com o novo modelo competitivo implementado este ano, em dois sectores da praça nascente com os skaters a somarem pontos pelas melhores manobras destes dois sectores à pontuação da run.
O mais consistente de todos ao final foi o Aníbal Martins, que conseguiu três primeiros lugares nesta edição do circuito deixando assim descartadas quaisquer outras hipóteses matemáticas para os restantes skaters na luta pelo título do circuito. Nas posições seguintes desta quarta etapa, ficaram o Zenildo Guilherme e o Tiago Pinto, este ficando na segunda posição do ranking final.
Com o parque das Gerações repleto de público chagava a hora de colocar a categoria rainha em prova, e mais uma vez assistir a um grande espectáculo de skate ao público presente. Sem rivalidades, Jorge Simões e Bruno Senra deram o seu melhor para vencer esta última etapa e assim decidir o título de campeão da 23ª edição deste circuito. Os dois skaters andaram muito bem tanto na run como nos dois sectores, e no final certamente que era a um deles que a vitória ia sorrir.
O suspense foi muito até à cerimónia da entrega dos prémios, durante este compasso de espera, todos os presentes se puderam deliciar com o habitual best trick da RED BULL no hubba e corrimão grandes da praça nascente onde o Hardflip BS 50-50 do Duarte Pombo levou a melhor sobre as manobras restantes.
Depois do best trick só faltava mesmo revelar o nome dos vencedores na cerimónia de prémios e de uma vez por todas saber então quem era o vencedor da etapa nos profissionais e o novo campeão do circuito. João Santos subiu à terceira posição do pódio, ficando à sua frente o Jorge Simões que desta forma passa o título para o Bruno Senra que se sagra pela primeira vez campeão do DC Skate Challenge.
Chega assim ao final mais uma edição do circuito, sempre a cargo de uma grande organização pela parte do Radical Skate Clube a quem nós congratulamos por mais um excelente ano competitivo, e que para o ano o circuito volte novamente com uma etapa ao Parque das Gerações.
Comentários
Um comentário a “DC Skate Challenge resumo da 4ª etapa em Cascais”
brigadão pelas fotos!! 😀