Com esta primeira etapa a decorrer no passado fim de semana em Viseu, começou mais um ano de competição do DC Skate Challenge. O arranque desta temporada não podia ter começado da melhor maneira, muito bom tempo, bastantes skaters, e muitas e boas manobras durante dois dias de competição.
Muitos skaters rumaram ainda na sexta feira para Viseu, oriundos de várias partes dos país para montar um acampamento dentro do skatepark. Ainda na sexta á noite já se faziam as primeiras incursões na vida nocturna desta cidade, e muito boa disposição reinava por entre os skaters, jogos tradicionais e battles de breakdance fizeram as gargalhadas de muitos, e só mesmo os que lá estavam é que sabem do que estamos a falar.
Após um lento acordar com vista privilegiada para o skatepark, era hora de começar os treinos para o primeiro dia de competição reservado ás eliminatórias. Desde muito cedo que já alguns treinavam na quadra, e o skatepark rapidamente se encheu de skaters, após a chegada do autocarro que trazia a comitiva de skaters do norte, com cerca de 50 participantes. Este campeonato fica marcado pela grande adesão de skaters da zona norte, fruto da colaboração do município da Póvoa de Varzim.
Depois de um longo dia de eliminatórias e mais umas voltinhas nocturnas por Viseu, chagava o grande dia das finais, e este ano as expectativas eram maiores, uma vez que este ano estreou um novo formato de competição. Para as finais a organização mudou um pouco as coisas de modo a inovar um formato competitivo com muitos anos. Os primeiros skaters a meter na prática este novo formato foram os mais novos, da categoria de Iniciados. Após as runs e as duas secções do skatepark concluídas, o grande vencedor foi o skater de tomar
Nesta categoria, este novo formato competitivo, embora seja a primeira vez que foi usado, não mostrou ser muito adequado a esta categoria, dada ainda não haver muita consistência e diversidade de manobras.
Com a competição a chegar quase a meio do dia, foi a vez dos amadores se ocuparem da quadra. Aqui este novo formato competitivo já mostrou bons resultados, com um muito bom nível de manobras por entre os skaters deste escalão. Quem se mostrou bem adaptado e este formato não dando muitas hipóteses á concorrência foi o Aníbal Martins que quase sem falhas conquistou o primeiro lugar entre os skaters amadores deixando atrás de si o Gabriel Ribeiro e o Rui Ferreira.
Faltava os profissionais disputarem as finais e o best trick, para que esta primeira etapa do DC Skate Challenge ficasse concluída. Foi também por esta altura que skatepark ficou mais composto de público para ver 12 finalistas desta categoria a debitar muitas e boas manobras. Para os que compareceram foi isso mesmo que se veio a verificar tanto nas runs como nas duas zonas de obstáculos escolhidas.
Mostrando que está imparável o grande vencedor desta categoria foi o Jorge Simões que após uma série de excelentes resultados tanto nível nacional como internacional, soma mais um primeiro lugar na primeira etapa deste circuito, na segunda posição e também com uma muito boa performance ficou o Duarte Pombo e a fechar o pódio ficou o Francisco Lopez.
Para dar a competição oficialmente como encerrada, ainda faltava fazer o best trick, que foi praticamente dominada pelo Pedro Roseiro que com duas manobras demolidoras no flat bank grande venceu esta competição.
Desta forma termina a primeira etapa do DC Skate Challenge, que com este novo formato de competição mostra, uma boa inovação na competição nacional. A próxima etapa já esta marcada, é em Setembro no skatepark de Torres Vedras nos dias 14 e 15 de Setembro.
Comentários