A eliminatória do ELEMENT Make it Count 2015 decorreu no passado sábado, foi uma verdadeira romaria de skaters, desta vez a competição foi até Viseu.
A ELEMENT Portugal decidiu desta vez descentralizar a competição dos grandes polos do skate nacional e levar a competição para outras paragens. parece que a aposta foi ganha com muitos skaters de norte a sul do país a mais uma vez marcarem presença na eliminatória nacional do ELEMENT Make it Count.
Dois autocarros um com saída de Lisboa e outro do Porto transportaram cerca de uma centena de skaters que competiram no skatepark do Fontelo em Viseu, debaixo de condições climatéricas perfeitas. A competição que começou por volta das 13 horas, dividiu-se em três categorias e em jams de 15 minutos os skaters foram tentando as melhores manobras nas 3 zonas do skatepark.
As primeiras jams da tarde foram para os skaters mais novos. Os putos estão cada vez a skatar mais e com mais garra, e alguns dos locais mostraram também o skate em Viseu está com saúde. Nesta categoria damos destaque a alguns skaters que mostraram bastante vontade para competir dando o máximo como o local Alfredo Santos que acabou por chegar à terceira posição após somados os resultados das 3 zonas de competição ficando em segundo o Tomás Pinto e em primeiro o Manuel Santos local do PDG que vem mostrando uma boa evolução.
Na categoria dos sub 16 o nível de skate subiu consideravelmente com skate muito técnico por parte de alguns. Os gémeos Ribeiro são alguns dos skaters que constantemente estão em destaque de prova para prova, cada vez a mostrarem mais evolução e manobras mais técnicas que raramente vemos skaters desta idade a tentar tais manobras em competição, outro skater que também deu nas vistas e bastante foi o Daniel Ferreira com manobras bastante técnicas, este skater da Póvoa é mais um sinal, bastante positivo mostrando que o pessoal desta cidade está cada vez a andar mais.
No final do dia as classificações dos sub 16 ficavam ordenadas com o Gabriel Ribeiro em 3º, o Daniel Ferreira em 2º e o Gustavo Ribeiro mais uma vez a conseguir uma vitória.
Falando dos +17 ou patrocinados, o dia foi feito de grandes abusos e manobras muito técnicas por parte destes skaters, que deram o seu melhor uma vez que em jogo estava uma viagem à final Europeia. Uma grande parte dos melhores skaters nacionais alinharam nesta competição e o dia ficou marcado por grandes manobras técnicas do Aníbal Martins sobretudo na primeira das zonas de competição. Além do Aníbal durante todo o dia alguns outros andaram muito bem como o Bruno Senra, Afonso Nery, Duarte Pombo ou o Pedro Roseiro, estes dois últimos a darem um verdadeiro espectáculo de skate na últimas das zonas de competição, com um verdadeiro “bombardeamento” de manobras, no double set com hubba e corrimão central.
Foi neste escalão que os juízes de prova tiveram algumas dificuldades em decidir como atribuir as classificações finais, sobretudo para o 1º e 2º classificados pois ambos andaram muito e com isto foi complicado encontrar o vencedor. Os juízes no final do dia decidiram atribuir a 3ª posição ao Aníbal Martins, em 2º o Pedro Roseiro e entregando a viagem a Itália ao Duarte Pombo, que será o representante nacional na final Europeia, final esta que seleciona o representante Europeu que irá com tudo pago à final global na Califórnia.
Como já referimos anteriormente, a decisão de levar esta competição a outras zonas do país foi uma aposta ganha por parte da ELEMENT Portugal, que desta forma levou esta 6ª edição do Make it Count a outras paragens, e sendo um grande sucesso.
Para o ano haverá mais e certamente noutro skatepark por onde esta competição ainda não passou.
Comentários