Um dia fantástico são as palavras certas para descrever o que se passou ontem em Oeiras, na etapa nacional do ELEMENT Make it Count. O centro da juventude de Oeiras foi o palco onde se desenrolou toda a acção, e onde se viveu um grande dia, tanto para skaters como para quem lá foi assistir.
Ainda de manhã já se notava uma grande adesão de skaters para esta etapa, onde se iria encontrar o representante nacional na final europeia na Noruega. A manhã ameaçava um dia com muito calor e um bom espectáculo para todos os presentes e na sessão de treinos já era bem visível a grande qualidade de manobras.
O etapa foi dividida em 3 categorias sub 13, sub 16 e mais de 17 anos ou patrocinados e o formato do campeonato desenrolou-se em 3 best tricks em 3 zonas do skatepark. Como é habitual foram os mais novos a começar a competição e onde se viu uma grande adesão de pequenos skaters e onde alguns já se destacam com boas manobras. Tomás Pinto AKA “Pintainho” e Alex Sweeney foram os skaters em destaque nesta categoria, de valorizar as prestações pequeno Tomás que não se deixa intimidar pelo tamanho dos obstáculos, e o Alex Sweeney que apesar da idade já mostra uma boa evolução e variedade de “toques”.
Com a subida da temperatura, também subia o nível de manobras dentro da quadra e com a entrada dos sub16 em prova, o nível da fasquia subiu bastante. Alguns skaters como o Rui Ferreira e o Fábio Diniz, deixavam bem claro através da sua atitude, toda a intenção de vencer esta categoria e quem sabe serem candidatos a disputar o lugar na final Europeia. No final do dia com a vida muito pouco facilitada pela parte do “Ruca”, o Fábio Diniz foi o primeiro classificado.
Com o avançar do dia chegava então a altura de deixar entrar em prova o grupo dos mais “velhos” e dos patrocinados, era óbvio que o vencedor da etapa nacional, estaria neste grupo. Neste grupo estava a maior parte dos “suspeitos do costume” que vencem as principais provas nacionais e mesmo internacionais. A plateia animou-se e muito com a quantidade de grandes manobras e os júris tiveram a vida bem dificultada.
Muitos foram os que se evidenciaram neste grupo, mas parece que no que diz respeito a vencedores, em 4 edições consecutivas do Make it Count apenas existem dois nomes vencedores, e o BP consegui igualar a performance do Thaynan Costa, vencendo duas vezes consecutivas.

esq. Bruno Senra Flip BS Lipslide e dir. Jorge Simões Feeble Grind
Em 2010 a ONSK8 acompanhou bem de perto a grande conquista do Thaynan na Bélgica. No Ano seguinte não voltou a ganhar por muito pouco. Na bélgica o BP conquistou o 3º lugar e este ano as expectativas certamente são muitas para saber quem vai ser o vencedor da final do ELEMENT Make it Count em Camp Vierli, na Noruega.
Vai até à página de Facebook da ONSK8 e vê mais imagens deste dia.
Comentários