Um grande dia de skate proporcionado a todos os presentes para a final Europeia do ELEMENT MAKE IT COUNT.
Um dia com as condições perfeitas, um skatepark que convenceu tudo e todos, e um festival de manobras é a nossa melhor descrição da final europeia do ELEMENT Make it Count. Esta final reuniu os skaters finalistas e também os vencedores dos wildcards, para encontrar o representante europeu na final global que se vai realizar na Califórnia no skatepark dos BERRICS. Mas a viagem não acaba aí, e ainda há uma passagem pelo ELEMENT YMCA Skate Camp no Sequoia National Park. Resumindo, o vencedor desta final ganha uma viagem de sonho!
Em edições anteriores, Portugal sempre teve muito bem representado, pelos nossos skaters nacionais, e em 2010 tivemos o grande prazer de acompanhar o Thaynan Costa à Bélgica onde conquistou a vitória na final Europeia. Nas últimas edições o nosso representante foi o Bruno Senra que também sempre conseguiu bons resultados e este ano, a skatar em casa as cores nacionais foram defendidas pelo Rodrigo Albuquerque.
O molde competitivo desta final foi dividido em duas partes, a primeira em Jams de 10 minutos onde os skaters foram divididos em dois grupos e skataram toda a praça nascente, seguindo a competição para secção do hubba grande, corrimão e o gap lateral(réplica do Carlsbad).
O Júri de luxo composto pelo Levi Brown, Madars Appse, Ruben Rodrigues, Karsten Kepplan, Michael Mackrodt e Phil Swijsen viram a sua vida bastante dificultada, pelos skaters em competição uma vez que alguns dos finalistas, são alguns dos melhores skaters europeus como o caso de Rob Maatman e Robbin de Wit. Em ambas as partes da competição, o público presente do Parque das Gerações assistiu uma grande final, repleta de grandes manobras e muita consistência por parte de todos os skaters finalistas e onde também vimos um grande desempenho do Rodrigo Albuquerque.
No final do dia, já no jantar convívio e entrega de prémios foi então a hora escolhida para revelar o grande vencedor, que fez uma grande final, sobretudo na segunda parte da competição onde deu uma quantidade grande de abusos no corrimão grande de onde destacamos FS Feeble, BS Smith, SW 50-50, SW FS Boardslide, SW FS Feeble, SW BS Smith, SW FS Bluntslide e é bem possível que nos estamos a esquecer de mais umas quantas… por algumas das manobras que acabámos de referir o grande vencedor foi o Espanhol Andrew Verde, que ganha assim a viagem de sonho à Califórnia e vai representar a Europa na final nos BERRICS. A seguir ao skater espanhol ficou na segunda posição o Holandês Rob Maatman e em terceiro o Finlandês Ville Vierikko que demonstrou também muita criatividade em algumas das suas manobras.
Mas a noite teve ainda mais uma grande surpresa, e a ELEMENT surpreendeu todos os presentes com a atribuição de um wildcard para a final global, que voltou a cair nas mãos do Robbin de Wit, que já se tinha apurado para esta final também por um dos wildcards atribuídos pela ELEMENT.
Segundo Todd Larson co-fundador da Elemental Awareness Foundation, esta foi a melhor final Europeia de sempre, e Michael Mackrodt reforça ainda mais, considerando o Parque das Gerações um dos melhores skateparks onde já andou. Depois destas duas descrições, está tudo dito sobre este fantástico dia da final do ELEMENT Make it Count.
Comentários