Achas que sabes quanto o P-Rod ganha por mês? Será que ele até recebe ao mês?! “O Nyjah assinou pela Nike: 7 anos 7 milhões!”, “O Nyjah?! 5 milhões 1 ano!”, “O Kader?! Ganha 45 mil ao mês na SUPREME, eu sei!”, “O Gustavo Ribeiro recebe meio milhão por ano da Cariuma! Eles pagam bué!”
Hey calma! Nós até podemos achar qualquer coisa, mas só quem assinou a linha pontilhada, onde colocas a tua assinatura, é que tem a resposta. É certo que para skaters como Tony Hawk, Stevie Williams, Rob Dyrdek ou Bob Burnquist, a meta do milhão de USD já foi ultrapassada várias vezes, mas não funciona sempre assim!
O Skate, ao contrário do Futebol, NFL ou MMA, não tem os ordenados dos skaters expostos ao público, por isso ninguém, a não ser eles mesmos, sabe quanto é que os nossos ídolos fazem por mês, semestre ou ao ano. Muitas das marcas que qualquer um de nós gostaria de fazer parte, tem tetos salariais na casa dos 1.000 USD. Isto para quem quer viver em LA, onde a renda média de um apartamento são 2.563 USD, é muito “fraco”.
Não vamos comparar o Skate a outros desportos, mas vamos! É provavelmente uma das modalidades que mais põe mais o corpo à prova. Cair a tentar o FS Crooked num rail? Não é para todos/todas, acredita. E mesmo assim existem muitos atletas a venderem-se por muito pouco, enquanto estas marcas que nós todos adoramos, e que muitos de nós até autocolantes das mesmas compramos, ganham milhões por ano.
Boo Johnson disse no último 9 Club, “Para comprares uma casa nesta indústria, tens que ser ou o P-Rod ou o Nyjah”, mas o que é certo, é que se deres uma voltinha no seu instagram vais ver: Mercedes, roupa cara, um ótimo apartamento, jantares e grandes saídas à noite em VIP Clubs. É aqui que o caso fica confuso. Não nos podemos esquecer que o Skater ainda tem muito valor no mercado, principalmente no mundo dos influencers.
Muita desta ostentação vem por parte de convites, claro que dá muito jeito a muito restaurante e a muita discoteca ter presenças como Felipe Gustavo, Alex Midler, Nyjah Huston ou Letícia Bufoni, trazem clientes à casa. Em outros tempos, skaters como Tommy Sandoval, entre outros, trabalhavam a empacotar encomendas na Black Box Dist e depois ainda iam para as ruas “comer” escadas para ganhar a vida. O bolo é pequeno e uma parte pequena come metade do bolo! Por isso quando falares do quanto este ou aquele ganha, ou tens uma posição privilegiada na cena de Skate e tens acesso aos seus contratos ou é pura especulação.
Comentários