O Parque das Gerações é uma referência a nível nacional e internacional, um caso de sucesso que surgiu através do Orçamento Participativo da CM de Cascais.

Aprovado em 2011 e inaugurado oficialmente em setembro de 2013, este espaço foi um sucesso imediato, tornando-se num espaço de convívio saudável por várias gerações e vários níveis de envolvimento ao skate, desde o iniciante ao profissional, com todas as “categorias” pelo meio totalmente envolvidas. Tem sido também o “palco” de muitos eventos nacionais e internacionais, que muito contribuíram muito para a dinamização da zona.

(Gustavo Ribeiro é uma das provas do sucesso do PDG, local de treino essencial na sua evolução)

 

 

Em 2017 o projecto de ampliação e requalificação do Parque das Gerações foi anunciado como um dos grandes vencedores da 7ª edição do Orçamento Participativo de Cascais. No entanto, o tempo foi passando e a obra não avançou, causando alguma indignação da parte dos utilizadores do parque e população local, que organizaram diversas iniciativas para chamar à atenção a Câmara Municipal de Cascais.

Até que recentemente, apenas por momentos, se pensou o processo teria começado, quando se deslocou ao local um técnico para fazer o levantamento topográfico. Mas não, aparentemente o levantamento estava a ser feito para o estudo da ligação rodoviária da Avenida Marginal a São João do Estoril, que teria lugar no mesmo local.

Pouco depois surgiu a notícia que muito se receava, comunicada pela concessionária do Parque das Gerações via redes socais:

“ESCLARECIMENTO IMPORTANTE ?????
A concessionária do Parque das Gerações, enquanto sociedade gestora do Parque teve, com surpresa, conhecimento de uma proposta de alteração do PDM em que está previsto o atravessamento rodoviário do PDG, solicitando formalmente e com carácter de urgência, uma reunião ao Presidente da @Cascais_Oficial, bem como aos vereadores com responsabilidades sobre o OP e sobre o Urbanismo, por forma a que, como parte interessada, possa ser cabalmente esclarecida.

PDG, um parque de todos, para todos.

Imagem 1- PDM em vigor.
Imagem 2- Alteração ao PDM proposta pela CMC.”

Conclusão, contra todas as expectativas, o Parque das Gerações corre sério risco de desaparecer! Podes ler mais sobre este assunto e descobrir como podes ajudar AQUI!

(Em Abril de 2021, quando os primeiros “alarmes” foram soados, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais fez a seguinte comunicação…)

 

Comentários

Os comentários estão fechados.