A Despomar lançou no início deste ano, o projeto Endure the Cycle, a insígnia sob a qual se desenvolve todas as iniciativas ESG do grupo.

A empresa de retalho e distribuição – detentora das lojas 58 Surf, Ericeira Surf & Skate e Billabong stores em Portugal – assinou a Carta de Princípios do BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), assumindo assim o compromisso. Este, é um referencial voluntário adaptado a empresas de várias dimensões e setores, que estabelece as linhas orientadoras para a implementação de práticas de gestão sustentável, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e em princípios ESG.

“Desde a sua génese que as dimensões social e ambiental estão intrínsecas à filosofia da Despomar. Porém, o contexto atual exige um reforço dos nossos compromissos enquanto empresa referência no setor dos desportos de prancha. Esta visão conduziu à criação do projeto Endure the Cycle, a insígnia sob a qual se desenvolvem agora todas as iniciativas sociais e ambientais do grupo (58 Surf, Ericeira Surf & Skate e Billabong stores em Portugal)”, explica Diogo Cardial, CEO da empresa que atua no mercado há 35 anos.

Tendo em consideração a necessidade de uma economia mais circular, de forma a prolongar o ciclo de vida de alguns produtos chave na indústria e reduzindo assim o seu impacto ambiental, a Despomar tem vindo a adotar medidas de consumo e produção mais sustentáveis – no âmbito do ODS 12 – através, por exemplo, do programa de reparação de fatos, feito pelo serviço Mr. Stitch, o aluguer de material técnico e ainda através do marketplace de venda de material em segunda mão.

“Paralelamente, adotámos princípios de eco design numa ótica de gestão de recursos e redução de resíduos e estamos empenhados em tornar acessível e divulgar informação sobre a cadeia de produção das nossas marcas”, continua. Ainda neste âmbito, a Despomar tem em desenvolvimento um projeto de recolha e reciclagem de fatos neoprene em fim de vida, que podem ser entregues na cadeia de lojas de retalho e distribuição do grupo.

“Acreditamos que as pessoas são essenciais para a resolução dos desafios globais e, com base nesse princípio, damos voz e apoiamos vários projetos sociais e ambientais que, colaborativamente, nos aproximam da nossa missão – a preservação da nossa cultura e a construção de uma sociedade mais sustentável e inclusiva”, conclui o responsável.

Comentários

Os comentários estão fechados.