A cidade de Madrid está a tomar medidas para banir o skate das ruas, e como é óbvio, isto são péssmias notícias e a comunidade Madrilena está em choque com uma lei que pode já estar em vigor.

Ao que parece a capital espanhola está com problemas de mobilidade nas vias pedestres, e os “senhores de fato” acharam por bem banir o skate das ruas, pois acham que assim as mesmas vão se tornar mais seguras. Como tal criaram uma lei que abrangiu os skates e também as trotinetes motorizadas, sendo que as trotinetes foram encaminhadas para as ciclovias ou para as estradas. Quanto ao skate esse fica totalmente banido das ruas, apenas confinado aos espações criados para o efeito, os skateparks.

Dessa forma a partir de agora caso um skater seja apanhado a andar nas ruas de toda a capital, incorre numa infração que dá direito à clássica apreensão do skate e a uma multa, que pode ir de 200€ a 500€, dependendo da altura do dia, isto é, se fores apanhado a skatar na hora de ponta pagas mais, que se fores apanhado a skatar nas horas mais calmas.

Como seria de esperar os skaters Madrilenos e das áreas metrpolitanas, já estão activos e a tentar reverter esta lei. Esta lei estava prevista estar activa desda a passada sexta feira.

Embora Barcelona, ainda seja o paraíso para quase todos nós, Madrid não lhe fica nada atrás e há quem defenda que é tão boa, quanto a capital da Catalunha.

Embora esta medida extrema pareça ser realmente direcionada aos skaters, a verdade é que a cidade, realmente se debate com um problema de mobilidade.

Uma vez que o skate é cada vez mais reconhecido como um desporto, os legisladores, que nada entendem do assunto(tal como se era de esperar), agarram agora no mais recente desporto olímpico e relegam-no para dentro dos skateparks, usando o argumento que “se não jogas à bola na rua, também não andas de skate na rua”.

Como seria de esperar os skaters de Madrid já prepararam uma petição que podes e deves assinar aqui, ajuda pois toda ela é mais que bem vinda e são necessárias cerca de 25 mil assinaturas.

Os tópico de chamar o skate de desporto, está cada vez mais quente, e por cá as coisas também andam a aquecer cada vez mais, o que nós sabemos é que o skate tal como o conhecemos, pretence às ruas e faz parte das suas movomentações.

É muito triste quando se vê que uma cultura não é de todo respeitada, e isso não é aceitável. Só esperamos não ver, o que se está a passar em Madrid, alastrar a mais cidades.

Comentários

Os comentários estão fechados.