O skatepark do Parque das Nações já reabriu, depois de finalmente ter entrado em obras de requalificação, mas nem tudo são “rosas” nesta remodelação que parecia que nunca mais ia terminar.

Este é ou era, sem sobra de dúvidas um dos mais emblemáticos skateparks, tanto pelo park em sim mas muito também pela localização e toda a paisagem em seu redor.

Este skatepark foi construído, se não nos falha a memória em 2001, mesmo nas margens do Rio Tejo e na altura era de longe o melhor skatepark em Portugal e certamente internacionalmente também.

Com o passar do tempo, este park veio a sofrer alguns danos, dado ter sido construiído em cima de solos que cederam(provavelmente por não terem dado mais tempo para estabilizar), e as juntas das placas de betão foram se afastanto com as pequenas movimentações do solo, algumas delas a ganharem vários centímetros de distância, e claro a degradação normal de anos e anos de utilização.

Ao longo dos anos o skatepark cada vez se tornou mais perigoso, e à minima distração era certo que íamos parar ao chão por causa de algum buraco ou racha ou junta que literalmente engolia as nossas rodas, é caso para dizer, que sem um “GPS”, nenhum skater conseguia sobreviver às armadilhas que este local tinha.

Depois de a obra ter estado muito tempo parada, sem sabermos as razões pelo sucedido, a obra finalmente avançou, e com as primeiras reparações executadas, já era visível por alguns posts nas redes sociais, que o restauro deste skatepark não iria acabar da melhor forma, e ontem infelizmente vimos com os nossos próprios olhos todo o mau trabalho tanto de projecto como de execução da obra, onde algumas das alterações simplesmente não têm sentido nenhum, como simplesmente noutras zonas a intrevenção foram quase remendos de cimento.

Até à data não sabemos quem foi o autor do projecto, mas certamente que com vários arquitectos aptos e com provas dadas que certamente iria dar nova dignidade ao espaço, não conseguimos entender como é que chegaram a este resultado final, é muito triste não terem escutado e consultado os melhores profissionais da área, no nosso entender e depois do skatepark construído em Belmonte, não teremos mais um “elefante branco” mas quase.

Em modo de conclusão, temos pena que o skatepark da expo não esteja à altura dos que se cosntrói hoje me dia, e daquilo que foi noutros tempos, provavelmente os menos entendidos na matéria vão dizer que está bom e que já tem muita gente a o utilizar.

Felizmente está para breve, mais um excelente projecto em Lisboa.

Fiquem com as imagens do skatepark remodelado.

Comentários

4 comentários a “Skate Park do Parque das Nações Remodelado e já abriu”

  1. ze diz:

    Paraquedistas, escolas de skate e fed de patinagem é tudo lixo. Fora os gordos!!!

    • Estrumpfe diz:

      Tchiiiiiii que ordinarice!!!

    • Estrumpfe diz:

      Ahhhh e já agora. O skatepark do Porto é um lixo. Quem dá na transição tem que ir para Lisboa ou Espanha para evoluir.

  2. rt diz:

    skateparks top notch para fazer campeões!! corona virus com eles!!