Ainda à alguns dias atrás pudeste ver em vídeo uma das últimas viagens do Thaynan Costa com a Red Bull, numa cidade abandonada na China. Desde que este skater entrou para o team europeu da DC que não tem quase parado e constantemente quando falamos com ele, vamos sabendo em que localização gerográfica do globo ele está. China, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos ou nos mais diversos países do velho continente já foram desbravados por este skater e muito mais estará para vir.
O Thaynan é um bom exemplo de um skater que tinha como seu grande objectivo, viver de andar de skate pelo mundo. É isso mesmo que ele tem feito nos últimos tempos, e aproveitámos, este encontro para saber um pouco mais como andam as coisas e partilhar com vocês também.
Com muitas viagens feitas nos últimos tempos, de certeza que o teu cartão de milhas está bem recheado…tens aí algumas para nos oferecer?
Ya…umas quantas! Mas as milhas são para mim e para o pessoal da Ementa viajar todo comigo para algum lugar…vamos todos por aí. (risos)
Desde que entraste para a DC que a tua vida quase deu uma volta de 180 graus. Já se passaram cerca de dois anos e meio que isso aconteceu, o que mudou desde então?
Mudou bastante pois a partir desse momento que eu comecei a viajar muito mais, para novos lugares e conhecer novas pessoas. Evolui mentalmente muito e no skate também. Acima de tudo estou a viver o meu sonho…andar de skate e viver disso.
E por onde tens andado?
A maior parte do tempo estou em Barcelona, lá é onde acontece muita coisa. Passo imenso tempo a filmar com os meus amigos da DC com o Dani e com o Gaston, mas maioritariamente com o Dani. No final do ano passado tive um mês nos Estados Unidos, estive na China e mais em alguns lugares onde seja bom para andar de skate.
Como disseste tens estado bastante tempo em Barcelona e tens lá tua namorada. já pensaste em mudar-te?
Sim claro. Actualmente eu já estou mais tempo lá que aqui. Barcelona já é a minha segunda casa, para a minha relação e mesmo para andar de skate tudo se torna mais simples para mim.
Quando estou em Barcelona, quase todos os dias saímos em missão para ir andar de skate em algum spot. Aqui a cena do skate está a crescer, mas muito lentamente, o pessoal aqui ainda passa muito tempo no skatepark, passam lá a semana inteira e talvez ao fim de semana vão skatar na rua.
Que planos tens feitos para os próximos tempos? Tens algumas novidades para nos contar?
Eu não planeio muito as coisas. Deixo as coisas acontecer, e o que vem de bom eu agarro…daqui a dois dias eu estou indo novamente para a China e vou lá ficar quase um mês com o team da Enjoi a reunir manobras, depois regresso 3 dias a Barcelona e vou logo de seguida para a Estónia. Estão aí mais umas viagens a ser planeadas mas ainda não é concreto.
Tenho também uma vídeo part terminada aí à uns 4 meses e espero que vá sair em breve.
Que viagem ainda não fizeste e que gostarias de fazer?
Curtia de ir à Austrália…Grécia também. Mas a Austrália era daqueles lugares que queria ir para lá passar algum tempo. E espero conseguir ir no próximo verão a Nova York com os meus maninhos da Ementa e a minha namorada.
Mesmo estando tanto tempo fora de certeza que tentas estar atento ao que por aqui se vai passando. Para ti quem são os skaters de cá que mais têm evoluído?
Vou falar dos mais novos pois o BP e o Tiago Lopes têm evoluído muito, mas também o Tiago Pinto e o Aníbal tenho visto uma boa evolução…do pouco tempo que cá estou estes são os quatro que notei uma maior evolução.
E competição? Tens entrado em alguns campeonatos?
Faz bastante tempo que eu não tenho entrado em campeonatos. No passado ano apenas fiz um campeonato que foi o Far n’High.
As minhas prioridades mudaram bastante, é importante tu entrares em competições para os outros te verem, mas neste momento eu prefiro muito mais estar focado em produzir material para os vídeos e para as revistas, do que estar concentrado em competições.
Ainda estás viciado em McDonalds, donuts e fanta de laranja, ou já tens uns hábitos de alimentação mais saudáveis?
Nãoooooo!(risos) Agora eu descobri lá ao lado da minha casa em Barcelona, uma telepiza com uma promoção dois pelo preço de uma, estou sempre lá batido agora!(risos)
Pelos menos com os refrigerantes eu parei, deixei de beber coisas com gás…pois não me fazem lá muito bem à garganta e tenho andado mais nos sumos sem gás.
Além de passares a maior parte do teu tempo com o pessoal da DC Europa que já deve ser quase como uma família para ti, também tens passado algum tempo com o Louie Barletta e os restantes membros do team da Enjoi.
Com este tempo que tens estado com eles achas que te vai fazer evoluir dentro do team?
Não Sei…na verdade é que nada disto era previsto e tem vindo a acontecer muito rápido. Tanto pode melhorar como pode ficar igual.
Mas tem sido muito bom estar com eles, tenho crescido bastante com eles e são mais uns amigos que vou ganhar para a vida.
Além da amizade, sempre que eu estou com eles como o Louie o Zack ou o Cairo, eu posso dizer que um mês com eles eu evoluo quase tanto como quatro meses cá.
Tenho também tido bastante atenção a eles, como interagem com a comunidade sobretudo com os mais novos, e não é por seres um bom skater que te vais sentir melhor que os outros. Se por acaso és um ídolo para alguém tu tens que saber ter uma boa atitude com essa pessoa.
E a Enjoi não é um team de skate que moram em lugares diferentes e que só se juntam quando há tours ou algo que nos faça reunir, mas acima de tudo é como uma família, e além de andar de skate também passam muito do restante tempo juntos ou sempre em comunicação uns com os outros. É quase como aqui em Portugal com o pessoal da Ementa que também são como uma família para mim.
Já tinha estado nos estados unidos antes e não tinha gostado muito, porque achava que eles estavam como se estivessem trabalhando no escritório. Mas desta vez que fui para San José, e acabei por conhecer um outro lado, que é mais como na Europa em que o pessoal é mais amigável e onde não vês o pessoal a tentar passar uns por cima dos outros. Quando vejo muita rivalidade no skate, fico triste.
Como vês o skate nacional no momento, e o que é que tu achas que deveria mudar?
Eu acho que aqui em Portugal as pessoas andam mais preocupadas com o que as pessoas pensam delas do que o que gostariam mesmo de ser ou fazer.
Eu acho que o pessoal aqui se deveria aplicar mais, e não ficar à espera que as coisas venham ter com eles. Ir mais para a rua filmar e fotografar. Tentar falar com os fotógrafos e câmeras mesmo que não os conheçam, acima de tudo criar as suas próprias oportunidades. Não estar do dia inteiro no skatepark andando, esperando que venha o campeonato nacional e vivendo nesta rotina.
Se o pessoal continuar assim por muito tempo, não vão evoluir grande coisa e vai ficar quase na mesma. Se comparares quantos skaters saem de Portugal ou quantos saem de outros países europeus, vais perceber que se calhar a mentalidade deles é outra. Aqui tens muitos que passam demasiado tempo num skatepark a treinar e pensar num campeonato, e depois se o campeonato não corre bem, secalhar foi muito tempo perdido.
Agora se tentares estar na rua a tentar filmar ou fotografar algo, fazes uma boa vídeo part e podes ficar deixar uma marca bem maior que se calhar ganhar um campeonato, e passado um ano já quase não se lembram do teu nome.
Comentários