Falta agora uma semana para o evento mais esperado do ano. Estamos a falar do YORN INTENDENTE SKATE JAM, que vai decorrer nos próximos dias 21, 22 e 23 de Junho. Neste momento a Skape está em preparativos para o evento, e fomos conversar com o Arquitecto Luis Fortes AKA Ninja como é conhecido por todos. Acompanhámos por umas horas a construção dos obstáculos e também colocamos algumas questões sobre a SKAPE e o evento.

Antes de falares sobre o que estás aqui a fazer, podes explicar o que é que é a Skape e quais os seus objectivos?

A Skape é uma associação sem fins lucrativos. A associação gira em torno do skate, e usa-o como ferramenta de inclusão social. Queremos criar trabalho com algumas instituições e ocupar algum do tempo dos jovens que lá estão andado de skate . Acima de tudo queremos promover mais o skate perante a sociedade e mostrar a que não é uma actividade marginal. Além disso, enquanto  estilo de vida, faz todo o sentido enquadra-lo no meio urbano sem que choque com a comunidade. Queremos ainda criar uma escola de skate, e uma série de activiades paralelas. No inicio queríamos-nos focar apenas em coisas simples, mas felizmente a associação está ganhar novas proporções ao ponto de já estarmos a fazer algumas parcerias, e destaco a que temos com o Instituo Superior Técnico no apoio a este evento.

Fala-nos um pouco do campeonato da próxima semana.

O YORN INTENDENTE SKATE JAM vai ser o nosso primeiro evento, e conseguimos a conjugação perfeita de vários factores. Em primeiro lugar, não havia data mais perfeita que o Go Skateboarding day como o dia de abertura deste evento. Para ajudar ainda mais durante o campeonato vamos ter a visita do Team da OSIRIS a prestigiar o evento que está localizado mesmo no coração da cidade e a cereja em cima do bolo é um prize money de 5000€ que a YORN está a oferecer. Por todos estes motivos, estamos a começar mesmo da melhor maneira.

 

JM6_4211

E os obstáculos? Podes revelar alguma coisa ou é segredo até ao dia da montagem?

Não gostaria de falar de uma forma concreta dos obstáculos, mas posso adiantar várias coisas. Acima de tudo a grande inspiração tem a ver com Lisboa , tanto a cidade como com as suas tradições, vai haver uma imagem muito presente no que tem a ver com esta altura do ano e as festas de Lisboa. Tudo o que aqui estou a construir, penso que fazem parte do imaginário dos skaters, pois algumas destas formas não vão ter as configurações normais dos obstáculos que estamos habituados a encontrar nos skateparks. Além disso são obstáculos que valorizam a fluidez dos skaters enquanto performance, mas também vão ter que puxar pela criatividade, para se destacarem dos restantes.

 

JM6_4171

Pelo que estamos aqui a ver não se tratam de obstáculos de grandes dimensões, existe alguma razão especial para os teres idealizado assim?

Em primeiro lugar a praça do Intendente não é toda ela skatável, apenas uma língua de terreno tem condições e temos de lá colocar obstáculos proporcionais à área. Além disso estamos a obedecer a uma série de critérios que nos foram impostos pela câmara municipal. Sendo assim optámos por obstáculos mais baixos e esguios e em perfeita harmonia com o que existe no largo. O objectivo é os skaters fluir entre os obstáculos.

E depois do campeonato o que vai acontecer ao que está agora aqui a ser construído?

O que aqui está a ser construído é um investimento  da Câmara de Lisboa e da SKAPE. Iremos em conjunto trabalhar para que num futuro próximo, todos possam ter acesso a estas rampas num local digno.  Mas isso já são planos para o futuro.

Comentários

Os comentários estão fechados.