Trsitan Funkhouser tem 16 anos e é a nova geração de skaters no team da DC SHOES.
O DC INITIALS TOUR é o mote para a presença deste skater e outros em terras nacionais, e como já muito bem deves saber, vão andar por cá vários dias a dar demonstrações, sessões de autógrafos e a conhecer os melhores spots.
Com apenas 16 anos este skater já faz parte de um dos teams de sonho do skate mundial, e por alguns minutos estivemos à conversa para conhecer um pouco mais sobre este skater californiano.
Olá Tristan! Além do teu nome o que mais podes dizer sobre ti?
Sou Tristan Funkouser , e ando de skate… (risos) basicamente é isso! Tenho 16 anos, vivo em Woodland Hills L.A., na Califórnia.
Há quanto tempo andas de skate? Como é que tudo começou?
Eu comecei a skatar há 9 anos atrás, na altura jogava baseball, porque o meu pai colocou me a jogar numa equipa. Mesmo em frente ao campo onde eu treinava, havia um grupo de skaters que estava a andar num “set” de escadas com 5 degraus e fiquei fascinado com o pessoal a skatar… nesse mesmo dia virei me para o meu pai e disse que tinha de me dar um skate… fartei me de pedir um skate, e ele acabou por me dar um no meu aniversário. Isto acho que foi no meu oitavo aniversário, e desde aí que foi “amor”… (risos)
Quem são para ti as grandes influências no skate?
Os skaters que mais admiro até hoje são o John Cardiel, Mark Gonzales, Ethan Fowler mesmo muito, muitos dos skaters old scholl… ahhh e Andrew Reynolds, “the Boss” desde o primeiro dia!
Consegues nos explicar como é que tão novo já estás no team global da DC Shoes e também na BAKER?
Basicamente eu passava a vida a skatar no North Hollywood park, que é uma skate plazza perto de onde vivo e também é nessa área que o Andrew Reynolds vive, e skatamos muitas vezes juntos nessa plazza. Certo dia o Andrew veio ter comigo e perguntou-me se eu gostaria de receber tábuas da BAKER, e como é óbvio eu aceitei de imediato. A partir daí comecei a ir skatar com eles, e também com o pessoal da VAL SURF Skateshop que também me têm ajudado e também dado bons conselhos… depois através da BAKER fui apresentado ao Jimmy da DC SHOES, desde então tem sido quase a mesma situação da BAKER, comecei a receber ténis e roupa da DC e também tenho viajado algumas vezes com eles… e aqui estou eu!
Daqui por uma semana, em Portugal as aulas vão começar, e pensamos que de onde tu vens deve ser a mesma coisa… onde nós queremos chegar com esta conversa , é para saber se te andas a “baldar” às aulas… estás, não estás Tristan?
Claro que me estou a baldar! Mas acontece que estou a aproveitar ao máximo, esta grande oportunidade que está à minha frente, e por isso estou aqui! Os meu joelhos funcionam a 100% agora, e não vão ficar assim para sempre, mas eu acho que a escola sim… (risos)
Como é que te sentes sendo o skater mais novo na carrinha da DC Shoes?
Às vezes é uma tortura mas ao mesmo tempo é fantástico. Tens desculpa para muitas coisas, que os mais velhos não se safam… gosto muito de estar com eles, têm me dado grandes conselhos e tenho aprendido muito com eles.
Esta é a tua primeira grande viagem? Se não é diz nos por onde é que já andaste?
Esta não é a minha primeira viagem. É a segunda vez que venho à Europa. Já estive em Espanha que é brutal, sobretudo Barcelona onde passei o tempo quase todo, e agora estou de volta e cheio de pica por estar aqui em Portugal.
Já tocámos neste assunto, mas voltamos a perguntar… o skate é obviamente o teu grande plano para o futuro certo?
Sim… DEFINITIVAMENTE SIM! É a única coisa que tenho a certeza que quero fazer da minha vida!
Inevitavelmente que muitos skaters sonham em ter a mesma vida que tu tens actualmente, isto é skatar e pertencer a um team de sonho como este da DC Shoes. Tens algo para dizer ao pessoal que pensa muito em ter patrocínios?
Acima de tudo andem de skate e divirtam-se! Tentem ir aprendendo manobras novas, puxem pelos vossos limites, mas ao fim de cada dia nunca se esqueçam que é apenas skate.
Não se esqueçam que começaram a andar de skate porque se querem divertir, e é assim que deverá ser sempre. Quanto a ser patrocinado, se realmente tens talento alguém vai reparar em ti e quase de certeza que as coisas vão acontecer…
Antes de vir para Portugal, tentaste saber alguma coisa sobre os locais e possíveis spots por onde vais passar?
Não. Eles quase que me vendaram e meteram me no avião e disseram vamos por aí… (risos). Mas sei que aqui há um “hubba” duplo e um bank amarelo ao lado, mas esse é mesmo o único spot que sei que é em Portugal.
Agora que já cá estou, e demos umas voltas por aí, sei que há alguns spots fantásticos que vou querer skatar.
Comentários