Como o próprio nome indica, “Passing On” tem como objetivo passar o testemunho à próxima leva de Skaters que aí vem, e podemos dizer: Missão cumprida!
A Pop Skateshop é e foi uma das maiores fábricas de talento do Skate nacional e o vídeo abre com um daqueles que é para mim um dos maiores “newcomers” do panorama, o Mr. Daniel Crespo! Flow e Style inconfundíveis fazem deste homem da margem Sul um peso pesado no que toca a toques técnicos, mas acima de tudo toques dados com aquilo que nós Skaters chamamos de Style! Wallies, Gaps, Rails e Flips fazem parte das cartas que Crespo tem para dar, e, agora sem Shop Sponsor, as lojas que abram os olhos, pois não existe substituto para este Skater monstro!
Se há comunidade que trata os cães como família é a Pop e não existe cão mais famoso no nosso mundo que o Pop! Não! Não existe! Fiel aos seus donos Bernard e Laurence, Pop sempre foi um team rider como os outros no que toca a produzir conteúdo e a trazer uma dinâmica única ao team da Pop Skateshop, e é com esta cara fofa que abrimos oficialmente o vídeo e recebemos o título Passing On!
De seguida, somos contemplados com um super backside crooked grind do Big Bawss desta loja, Bernard Aragão (que para o nosso staff seria o justo vencedor do S.O.T.Y nacional, fofocas à parte, mas nem entrou como um dos contenders!); ele é a mente genial por trás de tamanho team e sempre tentou impulsionar os mais novos, mostrando-lhes o caminho de um real Skater e sem falar das lutas constantes e sofridas de forma profunda e sem igual pelo Parque das Gerações em prol de todos nós e do Skate nacional!
Depois de um props de Alex Furtado e um street drop por parte das meninas da loja vamos então dançar um pouco com o funky Vilardebó, que abre uma nova section do vídeo com um crazy Nollie Heel Manny e ainda dentro do mesmo groove Thaynan Costa trata os slappys por tu e Massoti dispara um Big Switch Ollie! Mas de volta ao Gonçalo, conseguimos ver muito stocked footage de qualidade a algumas manobras novas! O style do pro da Dilabor é incomparável: Fakie, Switch e Nollie, todas as stances são uma zona de conforto para este manual master!
Numa viagem pelo tempo revemos um back to back do João Ferraz e do Nuno Cardoso que travam uma amizade e muitas horas de skatadas juntos! O João esta crescido e o seu Skate também e outro, o Gonçalo Pimpão, que não fica atrás e manda-se a qualquer stairset sem hesitar! Quem também cresceu com esta crew foi o antes pequenino Tomé Jonet, que agora está um homem grande em cima do Skate, com uma base super consistente e toques bastante diferentes do comum. O Tomé está com um style pesadíssimo e esta parte partilhada com o Gonçalo, Nuno e amigos enche-nos o coração!
A rasgar num Backside Board Slide é o Laurence Aragão quem se segue e
pegando em frases do próprio, diz ele ser esta a sua primeira videopart
oficial! Depois de alguma doce interação com os seus filhos Pop e Oscar,
Laurieboy arranca a sua part com uma clássica finta a um clássico (estúpido wannabe cop / segurança), que é de rir e chorar por mais ao ver este tipo de clip! A acompanhar a sua própria soundtrack, Laurence aborda qualquer obstáculo com fluidez e com uma stance super segura! As suas bank skills estão
incríveis, com variações que eu “não esperava” ver por parte deste skater
(abri a boca com muitos dos toques!)
Atenção: Metal Crew is about to Pop it: Rodrigo Campos abre o palco para o Jean Luca entrar a full-speed, e se este homem é Thrasher? Tens dúvidas? Vê com atenção! Boneless’s, Slides, Grinds, tudo dado com style e muita, mas muita velocidade!
Daniel Pinto aka Canina, consegues dar um nollie por de cima de um banco? Apesar de ultimamente não fazer parte do cast oficial da Pop, a família está sempre em primeiro lugar e o Skate é família. O Canina apresenta um bom segmento de manobras que ficaram guardados nos hard-drives Pop Skateshop e nós temos a sorte de as ver. Mas que POP que este senhor tem! Daniel acaba a sua part com um NBD que vão deixar as 7 (escadas) de Sintra marcadas para sempre!
E já agora, sabes quando tens um amigo que dá ao pé à Pro, que se veste à Pro e que ainda por cima skata como um Pro? Eu tenho um e chama-se Alexandre Furtado, é um dos meus amigos Pros que ainda não tem um Pro-Model, mas eu já sei que ele é Pro, não tens que me dizer! Só tenho pena que as meninas não tenham largado os balões brancos depois de um dos Fs-Pop-Shovits mais bonitos que eu já vi!
No dia da Premiere a minha emoção não me permitiu ver as coisas bem, foi preciso ver e rever esta videopart para constatar algo que eu já sabia no meu subconsciente: Alex, andas super bem de Skate! É super prazeroso ver este homem a skatar. Vários back-to-back’s depois com o Mika e os abusos continuam: o Rafa Lobo com uma abordagem única, Wesley Barros com o seu estilo e controlo acima da média, o mr. Nose Manny Himself skater/filmer Fruga a controlar a situação atrás e à frente das lentes e até o Gustavo veio dizer “olá” com um “crookedzinho”.
Uma das videoparts que eu mais esperava para ver era a do Manuel Santos, um menino do skate que cresceu no Parque das Gerações e que agora encontrou o seu lugar na cena, uma skatada própria e singular que faz dele um dos melhores da Tuga! Style for days e um sorriso que me dá vontade de ir skatar feliz! O foot placement do Manuel é super sólido e cada vez com toques mais inovadores!
Now it’s time to commit!: o Theo não tira os pés do Skate, nunca, venha primo, venha clean, venha sketchy, calçada, alcatrão, o homem não tem medo! Varial-Flip para a parte curva do tanque de São João? Vocês sabem o que isso é?! Nollie BsShovit 5-0 no bank do Cais?! Drops para a morte com quedas à mistura?! Esta videopart é violenta, uma relação de amor-ódio com a tábua faz do Theo um dos Skaters com mais balls que eu conheço e que já pisaram o nosso planeta! Chamem-lhe maluco e deixem-no ser! A mente deste skater é insane, coragem e uma forma de ver o skate que o difere! Parabéns Theo!
A missão da Pop foi cumprida, Passing On: deixar um legado no mundo do Skate, de nutrição e bem-estar. Um trabalho de uma década que injustamente este vídeo não consegue representar, são horas de sofrimento, diversão, quedas, manobras dadas, ficheiros apagados, sessões de edição. O Bernard e o Laurence podem dormir descansados, deixaram na cena nacional algo muito bonito e estas sementes vão de certeza dar frutos!
Passing On, fica na história do Skate mundial como um dos vídeos de skate portugueses mais bem trabalhados, editados e criados com amor!
Vou ter saudades desta casa.
Comentários