Sem dúvida alguma que o YORN Intendente Skate Jam foi nada mais nada menos que o maior evento feito nos últimos anos em Portugal. Este evento uniu skaters de vários pontos do país em 3 dias de festa e competição, e trouxe um excelente evento de skate para o centro da cidade. Certamente que com Lisboa a receber um evento desta forma, é possível começar a mudar certas mentalidades e começar a aceitar o nosso estilo de vida de um modo mais tolerante. Desta maneira o skate e a cidade passam a estar em maior harmonia.

janela

Este evento de 3 dias começou no dia 21 de Junho, com a descida da Avenida Almirante Reis, concentrando centenas de skaters na praça da Alameda. Nos últimos tempos, grandes concentrações de pessoas levam-nos sempre ao mesmo tema e ao estado crítico que o nosso país atravessa. Mas esta concentração, além de diferente, foi pelos melhores motivos, e após as 20h, centenas de skaters rolaram pela Almirante Reis abaixo. Na cara de todos estava patente a alegria de celebrar desta forma o GO Skateboarding Day. No final da descida, no Largo do Intendente, já estava tudo a postos para dar continuidade ao programa de festas onde muitos continuaram a skatar e a confraternizar, o ambiente esteve perfeito e durou noite dentro.

quad-descida

O Segundo dia começou cedo no Largo. Enquanto que de um dos lados a “quadra” ganhava forma, do outro davam-se aulas de skate aos mais novos. A temperatura do ar ia subindo a pouco e pouco, e foi quando o mercúrio do termómetro parou de subir que a competição estava pronta para arrancar.

Cerca de uma centena de skaters compareceu neste dia, todos dispostos a competir por um lugar na final do dia seguinte e impressionar um grupo de júris “internacional” especialmente requisitados para o evento. No final de um dia com muitas runs e excelentes manobras apenas 20 skaters, seguiram viagem na conquista do dinheiro do prize money e não só.

quad-dia-2

O último dia de competição arrancou com uma mensagem preparada pela Skape. E nem é só com palavras que se podem demonstrar o que nos une e o que se sente.

JM6_6209

Mais uma vez o mercúrio continuava a subir, possivelmente ainda mais que o dia anterior. Dentro da quadra os finalistas tratavam de preparar as suas runs , pois este era o dia em que tudo se ia decidir, e ninguém queria abrir mão dos prémios em jogo.

Dinheiro a acenar para as melhores manobras foi assim, que a competição arrancou, mas não era dos profissionais nem do prize money que se tratava. Os amadores tiveram direito a uma motivação extra e todas as boas manobras valeram dinheiro. Mas aparte da motivação monetária pelas manobras mais arrojadas, a consistência e variedade era também muito importante, por todas essas razões a final veio a ser ganha pelo Tiago Pinto. Nas posições seguintes vieram o Telmo Antunes e o David Meireles.

quad-amad

E a após a final dos amadores, entravam para dentro da quadra, os 10 potenciais candidatos ao maior prize money de sempre oferecido numa competição em Portugal. Runs muitos técnicas e diversificadas, algumas delas feitas “prego a fundo” serviram de critérios de decisão para encontrar os vencedores desta categoria. No final das duas runs o vencedor encontrado para o YORN Intendente Skate Jam foi o Jorge Simões, que ganhou um prémio de 2500 euros, quem se seguiu nas classificações também não se podem queixar e foram eles o Pedro Dylon e o Renato Aires.

quad-pros

Mas ao final do dia, ainda havia dinheiro para distribuir, e 500 euros de prémio para a melhor manobra reacendeu a competição. Ninguém queria sair dali de mãos a abanar, e foi isso mesmo que o Ruben Gamito consegui com um 360 flip FS boardslide no obstáculo do corrimão, muita determinação, deu lhe a vitória no best trick, e nem a sua tábua que se partiu na derradeira tentativa o foi capaz de travar.

E o YORN Intendente Skate Jam estava mesmo a chegar ao final, mas ninguém arredou do Largo, pois para encerrarem da melhor maneira estes 3 dias de skate e muita festa a OSIRS e o seu team deram uma excelente demonstração para todos os presentes.

quad-best

No final destes 3 dias o balanço não podia ser mais positivo. O YORN Intendente Skate Jam é a prova que o skate em Portugal está melhor que nunca. Parabéns a todos os que colocaram este evento de pé, pois são com iniciativas como esta e união, que o skate nacional pode andar para a frente. E foi isso mesmo que foi provado com este evento.

Comentários

Os comentários estão fechados.